quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quiche de bacalhau


Estou em fase de experimentações, montando o cardápio da Casa da Gabriela. Pensando em sabores, texturas, significados, custos. Aproveito as refeições obrigatórias para testar as ideias que aparecem. No almoço de hoje repeti a massa que já tinha preparado para uma Quiche Lorraine do aniversário de um tio. A variação foi no recheio.

Fui ao supermercado em busca de champignon e peito de peru defumado. Acho que combinam bem com o creme da quiche. Encontrei o champignon, mas o peito de peru estava terrível no lugar onde fui. Avistei umas lascas de bacalhau e mudei de ideia na hora.

O recheio da Lorraine é leve e marcante ao mesmo tempo. A mistura dos ovos com o creme de leite dá a leveza que é complementada pela ênfase do bacon. Eu adoro! Como o bacalhau também tem um sabor predominante, foi só colocá-lo no lugar do bacon. O resultado foi excelente. Ponto para a Casa da Gabriela =).

Servi apenas com uma salada de agrião, alface roxa e tomate cereja. Excelente pedida para qualquer refeição ou lanche.

Quiche de bacalhau
Massa
125g de manteiga gelada cortada em cubos
250g de farinha de trigo
1 colher de café de sal
1 ovo
3 colheres de sopa de água gelada

Misture a farinha com a manteiga e o sal. Transforme numa farofa. Acrescente o ovo e a água e misture rapidamente até formar uma bola. Reserve envolvida num filme plástico por 30 minutos na geladeira. Cubra uma forma de fundo removível, fure a base e leve ao forno a 200oC por 15 minutos.

Recheio
250g de bacalhau desfiado dessalgado
4 ovos
300g de creme de leite
pimenta-do-reino e noz-moscada
1 colher de sopa de azeite

Refogue o bacalhau no azeite e cubra a base da torta já pré-assada. Misture os ovos e o creme de leite e tempere e despeje sobre o bacalhau. Leve ao forno a 220oC por 30 minutos. Facinho, né não!? Experimente!

2 comentários:

Postagens populares